Blefaroplastia: Perguntas mais frequentes

Tenho atendido muitas pacientes interessadas na Ação Humanitária que estamos realizando de Blefaroplastias e acho interessante esclarecer as principais dúvidas:

Em que idade pode fazer a blefaroplastia?
Não há uma idade ideal definida. A indicação da blefaroplastia poderá ocorrer em qualquer idade, quando a necessidade é identificada. Já tive pacientes de 21 anos até acima de 75 anos.

Como ficam as cicatrizes da blefaroplastia?
As cicatrizes da blefaroplastia ficam bem disfarçadas, já que a pele das pálpebras é bem delicada e fina. A cicatriz pode ser escondida no sulco palpebral na parte superior e na pálpebra inferior ela se esconde bem abaixo da linha ciliar. Como em qualquer cirurgia, o período de amadurecimento da cicatriz deve ser aguardado, em torno de 3 meses.

Qual anestesia é usada na blefaroplastia?
Na maioria das cirurgias usamos somente a anestesia local, mas também podemos associar com sedação para trazer um conforto maior para a paciente.

Os olhos ficam muito inchados e roxos?
O inchaço e as manchas roxas (equimose) estão em fase de instalação nos 3 primeiros dias, por isso, nesse período, é recomendado o uso de compressas geladas e de travesseiros mais altos para dormir, assim como evitar vapor quente. Após esse período, inicia-se a fase de recuperação e cicatrização.

A blaferoplastia trata pés de galinha?
Depende. Em alguns casos, essa queixa pode ser melhorada, principalmente se associada à aplicação de toxina butolínica (Botox).

Tenho que ficar internada após a cirurgia?
Não, somente em casos associados à sedação que a paciente permanece por cerca de 3 a 6 horas dependendo da sua recuperação.

Existem riscos neste tipo de cirurgia?
Sim. A cirurgia, apesar de rápida e simples é imprescindível que seja realizada por um Cirurgião Plástico, pois é importante saber as medições para que a quantidade de pele a ser retirada não ultrapasse o limite, prejudicando a funcionalidade das pálpebras, que é a de proteger os olhos.

Qualquer um pode participar dessa Ação Humanitária?
Sim. Porém todas as pacientes precisam passar por uma consulta de avaliação para que seja verificada a real indicação cirúrgica.

Foto de Dr. Fernando Ayres
Dr. Fernando Ayres

Cirurgião Plástico, concluiu sua especialidade no Hospital Felício Rocho (Credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), em Belo Horizonte. Atende na Clínica Fernando Ayres em Itajubá desde 2011.