Durante o mês de outubro, rolou a campanha Outubro Rosa. Agora no mês de novembro, as coisas mudam de cor e passam a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de compate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
No exterior, a campanha é chamada de Movember (Moustache + Novembre em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para a doção às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas, no ano passado, foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.
Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso, os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes; eles possibilitam o disgnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e, por isso, homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade. Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença: Uma dieta saudável; atividade física; controle de peso; diminuir o consumo de álcool; não fumar.
Participe você também do Novembro Azul e espalhe a consientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.