Pós-Operatório e suas interferências no resultado final das Cirurgias Plásticas

Costumo dizer para as minhas pacientes que o resultado da Cirurgia Plástica depende 40% do médico e 60% da paciente.Quando a paciente usa a Cirurgia Plástica como uma motivação e busca o melhor resultado possível, comprometendo-se a obedecer as recomendações pós-operatórias, manter uma dieta saudável e, assim que for liberada, praticar atividade física, tenha certeza de que o resultado será surpreendente!

A época do ano de maior procura por procedimentos cirúrgicos é no inverno, quando o tempo de exposição ao sol é menor e o clima mais ameno, o que favorece a recuperação e reduz os incômodos associados à intervenção e o uso de cintas pós-operatórias. Mas, antes de se submeter a qualquer uma delas, é preciso se informar sobre os cuidados pré e pós-operatórios exigidos.

Após a cirurgia plástica, é hora de cuidar do pós-operatório e tudo deve ser seguido à risca para evitar cicatrizes, inflamações, inchaços, rompimentos de suturas, hematomas e outras complicações. É claro que os cuidados vão depender do procedimento ao qual o paciente está se submetendo, mas existem hábitos comuns que, quando adotados, podem favorecer a recuperação. Alguns deles, por exemplo, seriam não fumar, priorizar uma alimentação balanceada, incluindo proteína na dieta, não fazer esforços, fazer drenagens linfáticas e usar malhas compressivas indicadas pelo médico. Além dessas, outras recomendações importantes seriam repousar por pelo menos 20 dias (dependendo de cada caso), voltar ao hospital ou à clínica para a troca de curativos nos dias agendados, não realizar a tensão excessiva decorrente da atividade física ou até atividades do dia a dia, como varrer uma casa, cozinhar, apoiar os braços para levantar da cama, pois isso pode ser prejudicial para o processo de cicatrização e trazer complicações que obriguem o médico a retornar com o paciente para o centro cirúrgico.

Portanto, sempre que for se submeter a uma Cirurgia Plástica, programe-se para que possa ter auxílio de parentes ou amigos, para evitar esforços e complicações que, além de prejudicar o resultado, lhe trarão um imenso desgaste emocional.

Foto de Dr. Fernando Ayres
Dr. Fernando Ayres

Cirurgião Plástico, concluiu sua especialidade no Hospital Felício Rocho (Credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), em Belo Horizonte. Atende na Clínica Fernando Ayres em Itajubá desde 2011.